9.1.07

Contraponto

A cauda longa (2006), de Chris Anderson (postagem anterior) foi considerado pela matéria de "Perspectiva 2007" da Veja (30 de dezembro de 2006) como um dos 10 livros que explicam o mundo. Por outro lado, o livro que foi publicado originalmente em 2004 nos Estados Unidos, recebe a crítica de Tim Wu, professor da Columbia Law School e autor de Who controls the internet?. O texto The Wrong Tail. How to turn a powerfull idea into a dubious theory of everything.

Update: Na verdade, o texto diz que a Cauda Longa é uma boa idéia, mas que tem alcance limitado. Então, só serve para empresas de conteúdo ou cujos produtos podem ter uma segmentação infinita, como livros, Cds e Dvds, indústria do entretenimento em geral. Muitas empresas, ao contrário, baseiam-se em standartização, como o setor de telecomunicações e de componentes para informática, para quem não importaria tanto a Longa Cauda. O mesmo serve para empresas como a Exxon, cujo negócio é combustível.

Eu penso que em nível de intervenção na opinião pública, os princípios da cauda longa podem representar um grande estrago, seja qual for o segmento. Sandra