28.3.07

Call for Papers Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital


O Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital abordará a influência dos blogs na comunicação digital. A proposta é discutir sobre essa influência tanto do ponto de vista acadêmico quanto do mercado de comunicação para que se compreenda este cenário e aponte-se tendências.

O Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital é uma iniciativa dos pesquisadores do Projeto "Blogs como objeto de percepção e de análise de risco da imagem das organizações", que faz parte do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cultura do Centro Universitário Feevale. O evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2007, no Campus II da Feevale, em Novo Hamburgo, RS, contando com palestras à noite e Grupos de Trabalho à tarde.

Os grupos de trabalho serão os seguintes: Blogs e Redes Sociais, Blogs e Jornalismo, Blogs Corporativos.

CHAMADA DE TRABALHOS
Envio dos Textos Completos: até 05 de maio de 2007
Comunicação dos Aceites: 11 de maio de 2007
Observação: Os textos devem ser enviados juntamente com o comprovante de inscrição.
INSCRIÇÕES
Estarão disponíveis em http://www.feevale.br/extensao, no link Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital.
GRUPOS TEMÁTICOS
Poderão inscrever-se nos Grupos de Trabalho as seguintes modalidades de trabalhos:
a) Comunicações Científicas - CC (artigos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação):
b) Iniciação Científica – IC (trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação);
c) Artigos originados de trabalhos de conclusão de curso de graduação;
Os trabalhos deverão ser enviados para um dos Grupos de Trabalho abaixo:

GT 1. Blogs e Redes Sociais – Comunicação mediada por computador em blogs, fotologs, videologs, salas de bate-papo, listas de discussão, as ferramentas da Web 2.0 em sua interface com as redes sociais de relacionamento, análise automática ou semi-automática de redes sociais.

Coordenador: Alex Primo (UFRGS) – alex.primo@terra.com.br

GT 2. Blogs e Jornalismo – Jornalismo on-line, jornalismo cidadão, jornalismo participatório, plataformas colaborativas; plataformas open source; jornalismo e as ferramentas de busca, técnicas de processamento natural aplicadas a blogs.

Coordenador: Paula Jung Rocha (Feevale) – paulajung@feevale.br

GT3. Blogs Corporativos - Comunicação organizacional na blogosfera, blogs e a opinião pública, promoções na web, ações de web marketing na Web 2.0, publicidade on-line, web design, análise semântica, anotação semântica de blogs e videoblogs, técnicas de processamento natural aplicadas a blogs.

Coordenador: Sandra Portella Montardo (Feevale) – sandramontardo@feevale.br

NORMAS EDITORIAIS
É obrigatório o envio do trabalho observando-se as seguintes especificações:
Título em fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras); na primeira página, como primeira nota de pé de página, deverá ser indicado o evento ao qual o trabalho está sendo submetido.
Exemplos: Trabalho apresentado ao GT Blogs Corporativos, do Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital.
Inserir o(s) nome(s) do(a/s) Autor(a/es) em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal);
Inserir também o(s) nome(s) completo(s) da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(a/s) o(s) autor(es), como docente, pesquisador ou aluno, em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo.
A seguir ao(s) nome(s) dos autor(es), deve incluir-se, como segunda nota de rodapé do trabalho, currículo(s) mínimo(s) acadêmicos do(s) autor(es), em até cinco linhas, cada, incluindo, opcionalmente, os respectivos endereço(s) eletrônico(s).

Resumo
Inserir o Resumo do trabalho, utilizando fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 (novecentos) toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.
Palavras-chave
Inserir as palavras-chave, em seqüência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ; (ponto e vírgula). Usar fonte Times New Roman em corpo 12.

Corpo do trabalho
Inserir o texto do corpo do trabalho, usando exclusivamente a fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas (alinhadas à esquerda e à direita), com o máximo de 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar, apenas, o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas, que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa.

As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.
1.Inserir as notas do texto [inclusive as do título e do(s) autor(es)] em fonte (tipo) Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 9 (nove), com espaçamento simples entre as linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).

Os trabalhos poderão incluir, dentro dos limites de 15 páginas e 2000 Kbytes, tabelas e ilustrações, no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do trabalho (DOC). Recomenda-se sejam usadas imagens em formato JPG, excluindo-se o uso de arquivos BMP. Recomenda-se, ainda, que o tamanho das imagens em bytes seja o menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via Internet.

Referências
Inserir as referências em fonte Times New Roman, em corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas. As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços simples.

Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura
Centro Universitário Feevale

8.3.07

Pesquisadora convidada para participar da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura

Quero parabenizar nossa colega Sandra Montardo pelo convite recebido para participar da CONFERÊNCIA PRÓ-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA, a ser realizada na modalidade de uma REUNIÃO CIENTÍFICA, organizada pelo CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, nos dias 15 e 16 de março/2007.
Sua dedicação aos estudos na área não está sendo em vão!

3.3.07

Busca inteligente na blogosfera?

Um dos temas de pesquisa deste blog são os mecanismos de busca, em especial aqueles que se dedicam a procura de blogs. Os assunto é complexo e mesmo para mecanismos "genéricos" não é fácil pesquisar de forma inteligente na Internet.

Talvez você já saiba mas o Google, por exemplo, analisa o texto a ser pesquisado e remove palavras ditas inúteis (como artigos) ou utiliza variações gramaticais como número (plural ou singular).

Para desenvolver mecanismos de pesquisa na Internet o conhecimento em computação não é o único requisito para o sucesso. São necessários conhecimentos sobre linguística, contextos sociais e culturais. Por exemplo, como encontrar blogs que possuem posts que falam mal de um produto?

"Podemos pesquisar pelo nome do produto" você dirá, mas e se o produto for composto por outros produtos e assim estes podem influenciar a imagem do produto composto de forma indireta. Por exemplo, um carro pode ter sua imagem "arranhada" por ser vendido com pneus que estão sendo produzidos com defeito por outra empresa. Blogueiros podem dar início a uma discussão sobre o pneu que pode afetar indiretamente os carros que são vendidos com mesmo.

Em novos posts discutirei os problemas linguísticos relacionados com as buscas, propostas de solução encontradas em trabalhos científicos e o que podemos prever para o futuro.