24.5.07

Em clima de despedida!


Termina aqui a cobertura do Seminário de blogs.

É com muita tristeza, mas ao mesmo tempo com sentimento de dever cumprido, que nos despedimos de vocês.

Gostaríamos de agradecer a todos que entraram, leram e comentaram aqui no Blog durante esses quatro dias, em que procuramos passar o que de mais importante acontecia no Seminário.

A todos um grande abraço e muito obrigado!

Tchau!
Na foto, nós dois - Maurício (esq.) e Rodrigo - no ambiente de trabalho
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Organizadores consideram evento um sucesso

Os quatro organizadores do Seminário de blogs fizeram um balanço sobre as atividades desenvolvidas nesses três dias de atividade:

“Um dos objetivos desse seminário era justamente proporcionar uma trocas de idéias sobre esse tema tão inovador, o blog. O retorno que tivemos foi extremamente positivo, por isso já pensamos em uma segunda edição”.
Cíntia Carvalho

“Como o tema é relativamente novo na discussão acadêmica, eu acredito que plantamos uma semente para futuras discussões. O resultado final foi muito bom, pois já notamos o interesse de outras universidades e fora do Rio grande do Sul e até mesmo do exterior.”
Helaine Rosa

“O seminário foi um sucesso. Foi muito positivo ver as pessoas gostando de participar, apresentando trabalhos, visitando os GTs e questionando durante as palestras. Com certeza a atividade vai render bons frutos para o nosso grupo de pesquisa.”
Sandra Montardo

“As palestras tiveram um alto nível de envolvimento de todos. Devido a esse sucesso, acredito que este evento vá abrir diversas portas, principalmente na ampliação da relação entre a pesquisa acadêmica a as empresas de mercado.”
Rodrigo Goulart

.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Web 2.0 e clicRBS foram tema da última palestra


Na noite de ontem, ocorreu a última palestra do Seminário de blogs da Feevale. A atividade contou com as apresentações de Cesar Paz, diretor presidente da AG2, e de Sérgio Lüdtke, editor executivo da RBS, mediadas pela jornalista e publicitária Gisele Honscha. Falando sobre “blogs no mercado de comunicação digital”, Cesar e Sérgio demonstraram bastante desenvoltura e conhecimento sobre o assunto, agradando o público presente.

A abertura da palestra ficou a cargo de Cesar Paz, que explicou um pouco sobre o funcionamento da web 2.0. “É o centro das atenções hoje, que torna aplicações, softwares e interfaces mais participativas. Na web 2.0, o usuário é um poderoso agente de mudança, produzindo conteúdo e informação”, afirmou.

Após foi a vez de Sérgio Lüdtke que explicou um pouco sobre o funcionamento dos blogs localizados no site clicRBS. “Os blogs foram lançados no clicRBS no início de 2006, atualmente temos 68 deles. Hoje, é uma das partes mais acessadas do site, perdendo somente para o clicesportes, Zero Hora e clicnotícias”, destacou.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

23.5.07

Termina o Seminário de blogs


Com o fim da palestra do diretor presidente da AG2, Cesar Paz, e do Editor executivo da RBS - unidade de internet e inovação, Sérgio Lüdtke, se dá por encerrado o Seminário de blogs da Feevale.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Editor executivo da RBS inicia sua apresentação


Sérgio Lüdtke começou sua palestra falando sobre a popularidade dos blogs: "A palavra mais popular no Google é blog. Algum dos meus colegas de redação acreditava que seria a palavra Deus, ou em inglês God, mas não. Em menos de dez anos o blog se tornou mais popular na internet do que Deus".
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Começa palestra de Cesar Paz


Cesar começa sua palestra falando sobre os blogs no mercado digital.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Últimos palestrantes do Seminário de blogs chegam à Feevale.


Conhaça mais sobre Cesar e Sérgio, os palestrantes da última noite de atividades do Seminário:

Cesar Paz
Diretor presidente da AG2 e diretor da AGADI (Associação Gaúcha das Agências Digitais) e da APADI.

Sérgio Lüdtke
É graduado em jornalismo pela PUC do Rio Grande do Sul e mestre na mesma área pela Universidade de Navarra. É editor executivo da RBS – Unidade de Internet e Inovação – desde outubro de 2001. Foi editor d Artes e Ofício Editora, de 1991 a 1999 e da Editora Sulina de 1979 e 1990.

A mediação da palestra ficará a cargo da publicitária e jornalista Gisele Honscha.

.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Terminou a palestra sobre Linguagem e Conversação em blogs


Alex Primo (UFRGS) e Gabriel Othero (PUCRS) responderam diversos questionamentos do público. Após, foram presenteados pelas professoras Paula Jung e Sandra Montardo com kits da Feevale.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Gabriel Othero inicia sua apresentação


"O bate-papo na internet, proporcionou que, pela primeira vez na história, as pessoas pudessem conversar simultaneamente utilizando o código escrito", ressaltou Gabriel na abertura de sua palestra
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Começa palestra de Alex Primo


Alex Primo abriu a sua palestra falando sobre o que ele considera um blog. "Todo mundo pergunta o que é um blog, e eu sempre respondo que não é um diário íntimo, é um espaço virtual na internet", afirmou.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Alex Primo conduz palestra em parceria com Gabriel Othero


Trocamos uma palavrinha com o palestrante Alex Primo, enquanto ele visitava o núcleo de TV da Feevale. Confira o que ele nos contou sobre a oportunidade de participar do Seminário de blogs e o que ele espera da sua palestra:
“Me interessei bastante pela oportunidade de estar aqui conversando com pesquisadores desse novo fenômeno da comunicação. Pretendo, na minha palestra, refletir um pouco sobre os processos conversacionais que acontecem via blog. Espero que a gente possa ter um bom debate sobre o assunto.”

Sobre Alex Primo

É graduado em Comunicação Social Hab Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (1991) , graduação em Comunicação Social - hab. Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (1995) , mestrado em Journalism pela Ball State University (1993) , doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Dom Bosco (1994) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Dom Bosco (1997) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Secretário-geral do Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Membro de corpo editorial da Ecos Revista e Membro de corpo editorial da 404nOtFound (UFBA). Tem experiência na área de Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Informática na Educação, Informática educativa, interação homem-máquina, interatividade, interface e hipertexto.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Linguagem e Conversação em blogs é tema da primeira palestra do dia


Às 17h30 começa a palestra de Gabriel Othero e Alex Primo sobre Linguagem e Conversação em blogs.
“Publiquei um livro chamado “A língua portuguesa na sala de bate-papo”, e é sobre isso que pretendo falar um pouco hoje. Como a linguagem está sendo utilizada em ambientes digitais, como os blogs.”
Conheça um pouco mais sobre ele:

Gabriel é graduado em Letras Português Inglês Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001), graduação em Letras Português Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001), especialização em Estruturas da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é bolsista de doutorado, CNPq, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: Sintaxe, Lingüística Computacional, Língua Portuguesa e Epistemologia da lingüística.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

GTs são reiniciados


Desde às 14hrs o professor da UFRGS e doutor em Informática, Alex Primo, coordena os grupos de trabalho (GTs) que estão sendo apresentados por participantes do Seminário de blogs. O tema dos GTs de hoje é Blogs e Redes Sociais. Os seguintes trabalhos estão sendo apresentados:

* Os Blogs na Web 2.0: Publicação e Organização Coletiva de Informação
Maria Clara Aquino
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

* “O Crime”: resgate de um curta-metragem baseado na internet e em um proto-blog
Roberto Tietzmann
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

* Netnografia como metodologia para o estudo de blogs
Marcos Maciel da Rosa
Centro Universitário Feevale

* Aprendendo Física e Química Através da Comunicação Mediada por Blogs
Silvia F. S. Moresco
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS
Patricia Alejandra Behar
Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS

* Blogs: os diários virtuais da contemporaneidade
Silvia Manique de Castilhos
Especialista em Tecnologia da Informação e da Comunicação
Centro Universitário Feevale
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Redes Sociais na Web tiveram destaque na noite de ontem


Na noite de ontem, a doutora em Comunicação, Raquel Recuero, e o também doutor, Henrique Antoun, palestraram sobre Redes Sociais na Web. Quem começou falando foi Raquel, que ressaltou a importância de sites de relacionamento na criação e exploração das redes sociais. “A estrutura da internet facilitou a difusão de sites como o Orkut e a partir deles as redes foram se fortalecendo e ganhando importância”, afirmou.

Após, foi a vez de Henrique fazer uso da palavra. Segundo ele a internet surgiu para quebrar todos os monopólios. Defendeu o fim da atual lei de direitos de imagem e a total liberdade na internet. “Algumas pessoas defendem que se faça um cadastro de todos que acessem a internet, para que seja feito um controle maior, mas isso é um absurdo. Vai contra a ordem natural das coisas. Imagina ter que te cadastrar, apresentar CPF, RG e um monte de documentos para assistir televisão”, ressaltou Henrique.

O público levantou alguns questionamentos após o termino das apresentações e em seguida a mediadora da palestra, a professora Sandra Montardo deu por encerrada a atividade.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

22.5.07

Encerrada a segunda noite do Seminário de blogs


Após os questionamentos do público, a professora Sandra Montardo, mediadora da palestra de Raquel Recuero e Henrique Antoun, deu por encerrada as atividades do segundo dia do Seminário de blogs.

Na foto, o professor Rodrigo Goulart juntamente com a professora Sandra Montardo parabenizam os palestrantes.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Henrique Antoun começa sua apresentação


O doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Henrique Antoun, iniciou sua palestra de maneira bastante informal, detalhando espectos e exemplificando situações sobre as Redes Sociais na Web.
Terminada sua palestra, será aberto espaço para questionamentos do público.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Começa Palestra de Raquel Recuero


A palestrante Raquel Recuero abre a segunda noite de atividades. Após a sua apresentação será a vez de Henrique Antoun.

Público começa a chegar para a segunda noite do Seminário



Enquanto os participantes iam chegando para conferir a palestra dessa noite, conversamos com o acadêmico de Jornalismo Michel Pozzebon, sobre o que ele vem achando do Seminário e o que espera para a noite de hoje: “É uma proposta interessante a partir do momento em que a gente fala de web 2.0, que eu até então desconhecia. As palestras tratam desde a interação com o leitor do teu blog, até essa questão de convergência, por isso esse é um momento importante para todos os acadêmicos.”
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Raquel Recuero também é atração no Seminário


Raquel Recuero palestrará juntamente com Henrique Antoun sobre Redes sociais na Web. Raquel possui graduação em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (1998), graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1999), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) . Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Católica de Pelotas, Participante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professor auxiliar I da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Membro de corpo editorial da Ecos Revista. Tem experiência na área de Comunicação , com ênfase em Cibercultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades virtuais, redes sociais e fotologs.

“Espero poder contribuir para a discussão. Vou falar sobre difusão de informação, que tipo dados são retransmitidos na web e a importância das redes sociais”, destacou Raquel.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Henrique Antoun, um dos palestrantes da noite de hoje


A palestra da segunda noite do Seminário de blogs, que começará às 19h30, ficará a cargo de Henrique Antoun, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Raquel Recuero, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O tema da palestra será: Redes Sociais na Web.

Começaremos apresentando quem é, e as expectativas de, Henrique Antoun:

“Espero que possa ter uma boa conversa sobre o confronto que existe entre as mídias eletrônicas, digitais e as mídias proprietárias de massa. É importante
chegar a uma compreensão sobre isso, uma vez que o assunto não se restringe ao universo da mídia, pois interfere em questões sociais e de organização empresarial”, afirma.

Henrique possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Doutorado - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1992) e pós-doutorado no McLuhan Program in Culture & Technology da University of Toronto (2006). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, politica, comunicação mediada por computador, cibercultura e ética.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Alunas da República Dominicana participam do Seminário


As alunas de Comunicação Social da Universidad Católica de Santo Domingo, na República Dominicana, Ana Peguero, Gabriela Bonilla e Marta Cabral vieram prestigiar o Seminário de blogs.

Tiveram conhecimento da atividade através das professoras Helaine Rosa e Cíntia Carvalho, na Sexta Cumbre de Iberoamericana de Comunicadores que ocorreu no final de abril em Santo Domingo.

"Cíntia e Helaine fizeram o convite a todos os presentes na Sexta Cumbre, nós três nos interessamos e resolvemos vir aprender um pouco mais no Seminário de blogs", explicou Marta Cabral.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

O Seminário de blogs não pára


Durante a tarde de hoje, ocorreram os Grupos de Trabalho (GTs). Coordenado pela professora Sandra Montardo, os presentes puderam conferir artigos e discutir sobre os questionamentos lançados. Confira os títulos dos trabalhos:

*Blog Corporativo como ferramenta de Marketing de Relacionamento nas empresas calçadistas do Vale do Rio dos Sinos

Priscila Maciel da Rosa
Centro Universitário Feevale

*A trajetória dos romances sentimentais: do papel jornal aos blogs
Prof. Dra. Paula Puhl
Centro Universitário Feevale

*O papel de um blog na discussão de idéias para a melhoria de um meio de comunicação – o caso da Revista “O Dilúvio”

Eduardo L. Gottlieb , João B. Wermann da Silva, Josias P. Cardoso da Silva, Patrícia M. Ramos, Patrick W. Kottwitz, Rafael Martins, Rosani Sartori, Sabrina Wermann da Silva, Cláudia V. Viegas
Centro Universitário Feevale

* A comunicação colaborativa na Internet: o caso do Overmundo
Filipe Barros Beltrão
Universidade Federal de Pernambuco – PPGCOM

* Blogosfera X Campo Jornalístico: aproximação e conseqüências
Leonardo Feltrin Foletto
Universidade Federal de Santa Maria
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Palestra da noite de ontem ressaltou a importância dos blogs


A palestrante Thiane Loureiro, gerente corporativa da Edelman, levantou importantes questionamentos, na noite de ontem, sobre a importância dos blogs. Apresentou dados, como a queda de 41% na crença publicitária, o que segundo ela fortalece a importância do blog como ferramenta de “boca a boca”, método no qual 92% dos consumidores acreditam.
Além disso, ressaltou o quanto os blogs ainda são uma novidade no meio corporativo. Segundo dados apresentados por ela, menos de 1% das empresas possuem blog próprio e menos de 3% monitoram o mundo on line.

Thiane destacou também a relação dos blogs com a comunicação, afirmando: “Hoje nós não temos desculpa para não sabermos o que está acontecendo no mundo digital. Temos que perder a mania de achar que sabemos tudo e que só nós comunicadores podemos transmitir notícias. Hoje todo mundo pode disponibilizar informação.”
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

21.5.07

Terminou a palestra de Thiane Loureiro


Com o fim da palestra se encerra o primeiro dia do Seminário de blogs.

Na foto, Thiane Loureiro foi presenteada pela professora Helaine Rosa, membro da equipe de pesquisa em blogs da Feevale, com um kit do Centro Universitário.

.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Thiane Loureiro abre espaço para perguntas


A gerente corporativa da Edelman, Thiane Loureiro, destinou parte de sua palestra para resolver questionamentos do público.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Inicia palestra de Thiane Loureiro


Thiane Loureiro começou a sua palestra afirmando que pretende passar um pouco de sua experiência sobre a importância da utilização dos blogs no meio corporativo.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Movimentação intensa para o início do Seminário


Em meio ao burburinho inicial, conversamos com o acadêmico do 7º semestre de Jornalismo, Ronaldo Berwanger, sobre o que ele espera do seminário.
“A expectativa é grande. Vejo nos blogs um mercado novo, principalmente se ele for ligado ao jornalismo em web, que é uma tendência que vem se expandindo, por isso fiz questão de estar presente na atividade”, destaca.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Conheça a primeira palestrante do Seminário de blogs


A palestrante da noite de hoje é a gerente corporativa, especialista em planejamento estratégico e gerenciamento de crise, Thiane Loureiro. Ela trabalha atualmente na Edelman com importantes empresas como GE, Korn/Ferry International, KPMG e Kimberly-Clark. É também responsável pela coordenação da UPS em toda a América Latina, além de desempenhar atividades de prospecção e geração de novos negócios.
“Espero que a minha palestra ajude as pessoas a se conscientizarem sobre a importância da internet hoje em dia, principalmente no mundo corporativo, pois cada vez mais, grandes empresários da Europa, Ásia e Estados Unidos utilizam o blog como ferramenta comunicacional”, destaca a palestrante.

Vale a pena conferir!
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Confira a expectativa dos organizadores do seminário


“O nosso intuito é plantar uma semente na área do debate acadêmico sobre a importância dos blogs. Há uma tendência de crescimento nessa área e nós queremos estudar e debater sobre a utilização dessa nova ferramenta na comunicação empresarial.”
Helaine Rosa

“Um dos nossos principais propósitos é abrir espaço para discussão sobre um assunto ainda novo, como os blogs. Estamos trazendo pesquisadores e profissionais que vão contribuir muito para que as reflexões sejam mais aprofundadas, assim proporcionando um maior conhecimento sobre o assunto por parte dos acadêmicos e demais participantes.”
Cíntia Carvalho

“O seminário vai acrescentar não só para o curso de Relações Públicas, mas para o curso de comunicação como um todo. Vamos contar com a participação de alunos, profissionais do mercado, agência de Publicidade, alunos da Feevale e de outras instituições, além de pesquisadores. Acredito que vai dar tudo certo.”
Sandra Montardo

“A nossa expectativa é dar início a um processo que ainda não acontecia aqui na Feevale. Este é um evento que envolve tecnologia e comunidade, unindo áreas de pesquisa de cursos diferentes. Acredito que a experiência vai ser válida tanto para os pesquisadores, quanto para os acadêmicos”

Rodrigo Goulart

Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Cobertura do Seminário de blogs



Olá,


A partir de agora até quarta-feira, estaremos (Rodrigo Falcão e Maurício Luft, do Núcleo de Jornalismo da Agecom) postando tudo o que está acontecendo no seminário de blogs da Feevale.

Começamos apresentando as organizadoras do evento, as professoras de Comunicação Helaine Rosa, Cíntia Carvalho, Sandra Montardo e o professor do curso de Ciência da Computação Rodrigo Goulart.

Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital


Começa hoje nosso Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital. Já estamos trabalhando em função dele há um semestre, praticamente, pensando em palestrantes, em atividades paralelas, nos Gts , em patrocinadores. Esperamos que todos aproveitem nossa programação para pensar suas práticas em comunicação digital, para definir trabalhos de conclusão de curso, para enviar textos para a próxima edição. Agradecemos desde já a disponibilidade de nossos palestrantes e de outros colegas pesquisadores que divulgaram o evento junto ao seus alunos. Estamos à disposição para todo e qualquer esclarecimento.

Transporte para a Feevale

Para quem solicitou informações sobre transporte de Porto Alegre para a Feevale, em função do Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital, sugiro que procurem a Empresa de Ônibus Central (3037-8521), cujos ônibus saem perto da Rodoviária de Porto Alegre e chegam no Campus II, local de realização do evento. Outra alternativa é entrar em contato com www.feevale.br/transporte ou ligar para o Setor de Apoio/Transportes da Feevale em 3586-8800, ramal 8660.

GTs na sala 301 do Prédio Azul

Conforme já havia colocado em postagem anterior, no dia 22 de maio as apresentações de trabalhos dos GTs Blogs e Jornalismo e Blogs Corporativos estarão concentrados na sala 301 do Prédio Azul. Na quarta-feira, dia 23, as apresentações dos artigos enviados para o Gt Blogs e Redes Sociais também acontecerão na sala 301 do Prédio Azul.

18.5.07

Artigos selecionados

Confiram os artigos selecionados a serem apresentados no Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital. Devido ao número de artigos selecionados, optamos por concentrar a apresentação de trabalhos de dois GTs na terça-feira (22/05) de tarde (Blogs Corporativos e Blogs e Jornalismo). Na tarde de quarta-feira, acontecerão as apresentações do GT Blogs e Redes Sociais. As apresentações serão em uma das salas do terceiro andar do Prédio Azul, no Campus II, da Feevale, a confirmar devido às alterações. Programem-se para assistir as apresentações de seu interesse:

Dia 22 de maio de 2007 - Das 14h às 17h
GT Blogs Corporativos. Coordenadora: Sandra Portella Montardo (Feevale)


*Blog Corporativo como ferramenta de Marketing de Relacionamento nas empresas calçadistas do Vale do Rio dos Sinos
Priscila Maciel da Rosa
Centro Universitário Feevale

*A trajetória dos romances sentimentais: do papel jornal aos blogs
Prof. Dra. Paula Puhl
Centro Universitário Feevale

*O papel de um blog na discussão de idéias para a melhoria de um meio de comunicação – o caso da Revista "O Dilúvio"
Eduardo L. Gottlieb , João B. Wermann da Silva, Josias P. Cardoso da Silva, Patrícia M. Ramos, Patrick W. Kottwitz, Rafael Martins, Rosani Sartori, Sabrina Wermann da Silva, Cláudia V. Viegas
Centro Universitário Feevale

Dia 22 de maio de 2007 - Das 14h às 17h
GT Blogs e Jornalismo. Coordenadora: Prof. Dra. Paula Jung Rocha


* A comunicação colaborativa na Internet: o caso do Overmundo
Filipe Barros Beltrão
Universidade Federal de Pernambuco – PPGCOM

* Blogosfera X Campo Jornalístico: aproximação e conseqüências
Leonardo Feltrin Foletto
Universidade Federal de Santa Maria

Dia 23 de maio de 2007 - Das 14h às 17h
GT Blogs e Redes Sociais. Coordenador: Prof. Dr. Alex Primo (UFRGS)


* Os Blogs na Web 2.0: Publicação e Organização Coletiva de Informação
Maria Clara Aquino
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

* “O Crime”: resgate de um curta-metragem baseado na internet e em umproto-blog
Roberto Tietzmann
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

* Netnografia como metodologia para o estudo de blogs
Marcos Maciel da Rosa
Centro Universitário Feevale

* Aprendendo Física e Química Através da Comunicação Mediada por Blogs
Silvia F. S. MorescoDoutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS
Patricia Alejandra Behar - Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS

* Blogs: os diários virtuais da contemporaneidade
Silvia Manique de Castilhos
Especialista em Tecnologia da Informação e da Comunicação - Centro Universitário Feevale

10.5.07

Prorrogação de prazo

O prazo para envio de artigos para o Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital foi ampliado. Agora, os trabalhos podem ser enviados até dia 12 de maio, sábado que vem. As ementas dos GTs estão em postagens anteriores.

2.5.07

Programação do Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital

É com muita satisfação que divulgamos a programação oficial do Seminário Blogs: Rede Social e Comunicação Digital. Além das palestras indicadas, lembro que teremos os GT`s. Para quem ainda não preparou seu paper, ainda dá tempo. Faça sua inscrição (www.feevale.br/extensao) e envie seu artigo para um dos GT`s a seguir: Blogs e Redes Sociais (alex.primo@terra.com.br), Blogs e Jornalismo (paulajung@feevale.br) e Blogs Corporativos (sandramontardo@feevale.br). Confira a ementa dos GTs em uma das postagens anteriores.

Dia: 21/5

Palestra: Blogs na percepção de riscos à imagem organizacional
Palestrante: Ronald Mincheff (Presidente da Edelman Public Relations Worldwide)
Local: Auditório do Prédio Azul
Hora: 19h30 às 22h

Dia: 22/5
Hora: 13h30min às 17h

Grupo de Trabalho
1) Blogs e Jornalismo (Coordenação: Profa. Dra. Paula Jung Rocha- Feevale)
Local: Sala 301 - Prédio Azul

2) Blogs e Redes Sociais (Coordenação: Prof. Dr. Alex Primo - UFRGS)
Local: Sala 302 - Prédio Azul

3) Blogs Corporativos (Coordenação: Profa. Dra. Sandra Portella Montardo - Feevale)
Local: Sala 303 - Prédio Azul

Coffee Break
Local: Saguão Prédio Azul
Hora: 17 às 17h30

Palestra: Redes Sociais na Web
Palestrantes: Prof. Dr. Henrique Antoun (UFRJ) e Prof. Dra. Raquel Recuero (UCPel)
Local: Auditório do Prédio Azul
Hora: 19h30min às 22h

Dia: 23/5
Hora: 13h30min às17h

Grupos de Trabalho:
1) Blogs e Jornalismo (Coordenação: Profa. Dra. Paula Jung Rocha - Feevale)
Local: Sala 301 - Prédio Azul

2) Blogs e Redes Sociais (Coordenação: Prof. Dr. Alex Primo - UFRGS)
Local: Sala 302 - Prédio Azul

3) Blogs Corporativos (Coordenação: Profa. Dra. Sandra Portella Montardo)
Local: Sala 303 -Prédio Azul

Coffee Break
Local: Saguão Prédio Azul
Hora: 17h às 17h30

Palestra: Linguagem e Conversação em Blogs
Palestrantes: Prof. Dr. Alex Primo (UFRGS) e Gabriel Othero (Autor do Livro "A língua portuguesa nas salas de b@te-p@po: uma visão lingüística de nosso idioma na era digital”-2002)
Hora: 17h30 às 19h
Local: Prédio Azul

Palestra: Blogs no Mercado de Comunicação Digital
Palestrantes: Cesar Paz (AG2 e Associação Gaúcha de Agências Digitais), Sérgio Lüdtke (RBS - Unidade de Internet e Inovação) e Gisele Honsha (Cubo Comunicação Digital)
Local: Auditório do Prédio Azul
Hora: 19h30 às 22h