3.3.07

Busca inteligente na blogosfera?

Um dos temas de pesquisa deste blog são os mecanismos de busca, em especial aqueles que se dedicam a procura de blogs. Os assunto é complexo e mesmo para mecanismos "genéricos" não é fácil pesquisar de forma inteligente na Internet.

Talvez você já saiba mas o Google, por exemplo, analisa o texto a ser pesquisado e remove palavras ditas inúteis (como artigos) ou utiliza variações gramaticais como número (plural ou singular).

Para desenvolver mecanismos de pesquisa na Internet o conhecimento em computação não é o único requisito para o sucesso. São necessários conhecimentos sobre linguística, contextos sociais e culturais. Por exemplo, como encontrar blogs que possuem posts que falam mal de um produto?

"Podemos pesquisar pelo nome do produto" você dirá, mas e se o produto for composto por outros produtos e assim estes podem influenciar a imagem do produto composto de forma indireta. Por exemplo, um carro pode ter sua imagem "arranhada" por ser vendido com pneus que estão sendo produzidos com defeito por outra empresa. Blogueiros podem dar início a uma discussão sobre o pneu que pode afetar indiretamente os carros que são vendidos com mesmo.

Em novos posts discutirei os problemas linguísticos relacionados com as buscas, propostas de solução encontradas em trabalhos científicos e o que podemos prever para o futuro.

Um comentário:

Tekhnè disse...

Esse é o tema de nosso próximo artigo, né, Rodrigo? Espero que até lá tenhamos respostas. Ou mais perguntas.