21.5.07

Terminou a palestra de Thiane Loureiro


Com o fim da palestra se encerra o primeiro dia do Seminário de blogs.

Na foto, Thiane Loureiro foi presenteada pela professora Helaine Rosa, membro da equipe de pesquisa em blogs da Feevale, com um kit do Centro Universitário.

.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Thiane Loureiro abre espaço para perguntas


A gerente corporativa da Edelman, Thiane Loureiro, destinou parte de sua palestra para resolver questionamentos do público.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Inicia palestra de Thiane Loureiro


Thiane Loureiro começou a sua palestra afirmando que pretende passar um pouco de sua experiência sobre a importância da utilização dos blogs no meio corporativo.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Movimentação intensa para o início do Seminário


Em meio ao burburinho inicial, conversamos com o acadêmico do 7º semestre de Jornalismo, Ronaldo Berwanger, sobre o que ele espera do seminário.
“A expectativa é grande. Vejo nos blogs um mercado novo, principalmente se ele for ligado ao jornalismo em web, que é uma tendência que vem se expandindo, por isso fiz questão de estar presente na atividade”, destaca.
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Conheça a primeira palestrante do Seminário de blogs


A palestrante da noite de hoje é a gerente corporativa, especialista em planejamento estratégico e gerenciamento de crise, Thiane Loureiro. Ela trabalha atualmente na Edelman com importantes empresas como GE, Korn/Ferry International, KPMG e Kimberly-Clark. É também responsável pela coordenação da UPS em toda a América Latina, além de desempenhar atividades de prospecção e geração de novos negócios.
“Espero que a minha palestra ajude as pessoas a se conscientizarem sobre a importância da internet hoje em dia, principalmente no mundo corporativo, pois cada vez mais, grandes empresários da Europa, Ásia e Estados Unidos utilizam o blog como ferramenta comunicacional”, destaca a palestrante.

Vale a pena conferir!
.
Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Confira a expectativa dos organizadores do seminário


“O nosso intuito é plantar uma semente na área do debate acadêmico sobre a importância dos blogs. Há uma tendência de crescimento nessa área e nós queremos estudar e debater sobre a utilização dessa nova ferramenta na comunicação empresarial.”
Helaine Rosa

“Um dos nossos principais propósitos é abrir espaço para discussão sobre um assunto ainda novo, como os blogs. Estamos trazendo pesquisadores e profissionais que vão contribuir muito para que as reflexões sejam mais aprofundadas, assim proporcionando um maior conhecimento sobre o assunto por parte dos acadêmicos e demais participantes.”
Cíntia Carvalho

“O seminário vai acrescentar não só para o curso de Relações Públicas, mas para o curso de comunicação como um todo. Vamos contar com a participação de alunos, profissionais do mercado, agência de Publicidade, alunos da Feevale e de outras instituições, além de pesquisadores. Acredito que vai dar tudo certo.”
Sandra Montardo

“A nossa expectativa é dar início a um processo que ainda não acontecia aqui na Feevale. Este é um evento que envolve tecnologia e comunidade, unindo áreas de pesquisa de cursos diferentes. Acredito que a experiência vai ser válida tanto para os pesquisadores, quanto para os acadêmicos”

Rodrigo Goulart

Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Cobertura do Seminário de blogs



Olá,


A partir de agora até quarta-feira, estaremos (Rodrigo Falcão e Maurício Luft, do Núcleo de Jornalismo da Agecom) postando tudo o que está acontecendo no seminário de blogs da Feevale.

Começamos apresentando as organizadoras do evento, as professoras de Comunicação Helaine Rosa, Cíntia Carvalho, Sandra Montardo e o professor do curso de Ciência da Computação Rodrigo Goulart.

Rodrigo Falcão e Maurício Luft

Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital


Começa hoje nosso Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital. Já estamos trabalhando em função dele há um semestre, praticamente, pensando em palestrantes, em atividades paralelas, nos Gts , em patrocinadores. Esperamos que todos aproveitem nossa programação para pensar suas práticas em comunicação digital, para definir trabalhos de conclusão de curso, para enviar textos para a próxima edição. Agradecemos desde já a disponibilidade de nossos palestrantes e de outros colegas pesquisadores que divulgaram o evento junto ao seus alunos. Estamos à disposição para todo e qualquer esclarecimento.

Transporte para a Feevale

Para quem solicitou informações sobre transporte de Porto Alegre para a Feevale, em função do Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital, sugiro que procurem a Empresa de Ônibus Central (3037-8521), cujos ônibus saem perto da Rodoviária de Porto Alegre e chegam no Campus II, local de realização do evento. Outra alternativa é entrar em contato com www.feevale.br/transporte ou ligar para o Setor de Apoio/Transportes da Feevale em 3586-8800, ramal 8660.

GTs na sala 301 do Prédio Azul

Conforme já havia colocado em postagem anterior, no dia 22 de maio as apresentações de trabalhos dos GTs Blogs e Jornalismo e Blogs Corporativos estarão concentrados na sala 301 do Prédio Azul. Na quarta-feira, dia 23, as apresentações dos artigos enviados para o Gt Blogs e Redes Sociais também acontecerão na sala 301 do Prédio Azul.

18.5.07

Artigos selecionados

Confiram os artigos selecionados a serem apresentados no Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital. Devido ao número de artigos selecionados, optamos por concentrar a apresentação de trabalhos de dois GTs na terça-feira (22/05) de tarde (Blogs Corporativos e Blogs e Jornalismo). Na tarde de quarta-feira, acontecerão as apresentações do GT Blogs e Redes Sociais. As apresentações serão em uma das salas do terceiro andar do Prédio Azul, no Campus II, da Feevale, a confirmar devido às alterações. Programem-se para assistir as apresentações de seu interesse:

Dia 22 de maio de 2007 - Das 14h às 17h
GT Blogs Corporativos. Coordenadora: Sandra Portella Montardo (Feevale)


*Blog Corporativo como ferramenta de Marketing de Relacionamento nas empresas calçadistas do Vale do Rio dos Sinos
Priscila Maciel da Rosa
Centro Universitário Feevale

*A trajetória dos romances sentimentais: do papel jornal aos blogs
Prof. Dra. Paula Puhl
Centro Universitário Feevale

*O papel de um blog na discussão de idéias para a melhoria de um meio de comunicação – o caso da Revista "O Dilúvio"
Eduardo L. Gottlieb , João B. Wermann da Silva, Josias P. Cardoso da Silva, Patrícia M. Ramos, Patrick W. Kottwitz, Rafael Martins, Rosani Sartori, Sabrina Wermann da Silva, Cláudia V. Viegas
Centro Universitário Feevale

Dia 22 de maio de 2007 - Das 14h às 17h
GT Blogs e Jornalismo. Coordenadora: Prof. Dra. Paula Jung Rocha


* A comunicação colaborativa na Internet: o caso do Overmundo
Filipe Barros Beltrão
Universidade Federal de Pernambuco – PPGCOM

* Blogosfera X Campo Jornalístico: aproximação e conseqüências
Leonardo Feltrin Foletto
Universidade Federal de Santa Maria

Dia 23 de maio de 2007 - Das 14h às 17h
GT Blogs e Redes Sociais. Coordenador: Prof. Dr. Alex Primo (UFRGS)


* Os Blogs na Web 2.0: Publicação e Organização Coletiva de Informação
Maria Clara Aquino
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

* “O Crime”: resgate de um curta-metragem baseado na internet e em umproto-blog
Roberto Tietzmann
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

* Netnografia como metodologia para o estudo de blogs
Marcos Maciel da Rosa
Centro Universitário Feevale

* Aprendendo Física e Química Através da Comunicação Mediada por Blogs
Silvia F. S. MorescoDoutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS
Patricia Alejandra Behar - Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS

* Blogs: os diários virtuais da contemporaneidade
Silvia Manique de Castilhos
Especialista em Tecnologia da Informação e da Comunicação - Centro Universitário Feevale

10.5.07

Prorrogação de prazo

O prazo para envio de artigos para o Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital foi ampliado. Agora, os trabalhos podem ser enviados até dia 12 de maio, sábado que vem. As ementas dos GTs estão em postagens anteriores.

2.5.07

Programação do Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital

É com muita satisfação que divulgamos a programação oficial do Seminário Blogs: Rede Social e Comunicação Digital. Além das palestras indicadas, lembro que teremos os GT`s. Para quem ainda não preparou seu paper, ainda dá tempo. Faça sua inscrição (www.feevale.br/extensao) e envie seu artigo para um dos GT`s a seguir: Blogs e Redes Sociais (alex.primo@terra.com.br), Blogs e Jornalismo (paulajung@feevale.br) e Blogs Corporativos (sandramontardo@feevale.br). Confira a ementa dos GTs em uma das postagens anteriores.

Dia: 21/5

Palestra: Blogs na percepção de riscos à imagem organizacional
Palestrante: Ronald Mincheff (Presidente da Edelman Public Relations Worldwide)
Local: Auditório do Prédio Azul
Hora: 19h30 às 22h

Dia: 22/5
Hora: 13h30min às 17h

Grupo de Trabalho
1) Blogs e Jornalismo (Coordenação: Profa. Dra. Paula Jung Rocha- Feevale)
Local: Sala 301 - Prédio Azul

2) Blogs e Redes Sociais (Coordenação: Prof. Dr. Alex Primo - UFRGS)
Local: Sala 302 - Prédio Azul

3) Blogs Corporativos (Coordenação: Profa. Dra. Sandra Portella Montardo - Feevale)
Local: Sala 303 - Prédio Azul

Coffee Break
Local: Saguão Prédio Azul
Hora: 17 às 17h30

Palestra: Redes Sociais na Web
Palestrantes: Prof. Dr. Henrique Antoun (UFRJ) e Prof. Dra. Raquel Recuero (UCPel)
Local: Auditório do Prédio Azul
Hora: 19h30min às 22h

Dia: 23/5
Hora: 13h30min às17h

Grupos de Trabalho:
1) Blogs e Jornalismo (Coordenação: Profa. Dra. Paula Jung Rocha - Feevale)
Local: Sala 301 - Prédio Azul

2) Blogs e Redes Sociais (Coordenação: Prof. Dr. Alex Primo - UFRGS)
Local: Sala 302 - Prédio Azul

3) Blogs Corporativos (Coordenação: Profa. Dra. Sandra Portella Montardo)
Local: Sala 303 -Prédio Azul

Coffee Break
Local: Saguão Prédio Azul
Hora: 17h às 17h30

Palestra: Linguagem e Conversação em Blogs
Palestrantes: Prof. Dr. Alex Primo (UFRGS) e Gabriel Othero (Autor do Livro "A língua portuguesa nas salas de b@te-p@po: uma visão lingüística de nosso idioma na era digital”-2002)
Hora: 17h30 às 19h
Local: Prédio Azul

Palestra: Blogs no Mercado de Comunicação Digital
Palestrantes: Cesar Paz (AG2 e Associação Gaúcha de Agências Digitais), Sérgio Lüdtke (RBS - Unidade de Internet e Inovação) e Gisele Honsha (Cubo Comunicação Digital)
Local: Auditório do Prédio Azul
Hora: 19h30 às 22h

17.4.07

Dez anos de blogs e sua credibilidade

Em abril, os blogs fazem dez anos. Indico os links sobre duas matérias sobre o tema nas quais eu fui uma das entrevistadas: no ZH Digital (ver em diversidade na web) e no Clic RBS. Também no Clic RBS, opino sobre a credibilidade dos blogs no Brasil em outra matéria.

Sandra

Produção científica

Em meio às providências do Seminário de Blogs, a produção científica do grupo continua. Helaine e Cintia apresentarão o artigo Os formadores de preferências em blogs: Importância deste ambiente na sobrevivência organizacional na VI Cúpula Ibero-Americana de Comunicadores no GT Comunicação e Empresa. O evento acontece em Santo Domingo, na República Dominicana, de 26 a 28 de abril. Confiram a programação aqui.

A Priscila está preparando seu primeiro artigo a ser enviado para um dos GTs do Seminário de Blogs. O Fernando está às voltas com o seu TCC sobre ontologias em blogs sob orientação do Rodrigo e, também deve preparar algo para o Seminário.

Por fim, eu e o Rodrigo fomos agraciados com uma semana a mais de prazo para concluir um artigo para o 5o. Congresso Nacional História da Mídia, sobre a história dos buscadores e sua relação com a comunicação digital. O evento acontece na Cásper Líbero, em São Paulo, no fim de maio.

Sandra

11.4.07

Programação

As pessoas estão perguntando sobre a programação do Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital. Como ainda falta algumas (poucas) confirmações de palestrantes convidados, optamos por deixar para divulgar a programação oficial mais adiante. No entanto, a gente garante que haverá representantes da área acadêmica e do mercado de comunicação digital (já devidamente confirmados) como palestrantes.

As inscrições para o evento já estão disponíveis em http://www.feevale.br/extensao. É só localizar o nome do nosso evento, preencher a ficha de inscrição e efetuar o pagamento.

Sandra

28.3.07

Call for Papers Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital


O Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital abordará a influência dos blogs na comunicação digital. A proposta é discutir sobre essa influência tanto do ponto de vista acadêmico quanto do mercado de comunicação para que se compreenda este cenário e aponte-se tendências.

O Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital é uma iniciativa dos pesquisadores do Projeto "Blogs como objeto de percepção e de análise de risco da imagem das organizações", que faz parte do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cultura do Centro Universitário Feevale. O evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2007, no Campus II da Feevale, em Novo Hamburgo, RS, contando com palestras à noite e Grupos de Trabalho à tarde.

Os grupos de trabalho serão os seguintes: Blogs e Redes Sociais, Blogs e Jornalismo, Blogs Corporativos.

CHAMADA DE TRABALHOS
Envio dos Textos Completos: até 05 de maio de 2007
Comunicação dos Aceites: 11 de maio de 2007
Observação: Os textos devem ser enviados juntamente com o comprovante de inscrição.
INSCRIÇÕES
Estarão disponíveis em http://www.feevale.br/extensao, no link Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital.
GRUPOS TEMÁTICOS
Poderão inscrever-se nos Grupos de Trabalho as seguintes modalidades de trabalhos:
a) Comunicações Científicas - CC (artigos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação):
b) Iniciação Científica – IC (trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação);
c) Artigos originados de trabalhos de conclusão de curso de graduação;
Os trabalhos deverão ser enviados para um dos Grupos de Trabalho abaixo:

GT 1. Blogs e Redes Sociais – Comunicação mediada por computador em blogs, fotologs, videologs, salas de bate-papo, listas de discussão, as ferramentas da Web 2.0 em sua interface com as redes sociais de relacionamento, análise automática ou semi-automática de redes sociais.

Coordenador: Alex Primo (UFRGS) – alex.primo@terra.com.br

GT 2. Blogs e Jornalismo – Jornalismo on-line, jornalismo cidadão, jornalismo participatório, plataformas colaborativas; plataformas open source; jornalismo e as ferramentas de busca, técnicas de processamento natural aplicadas a blogs.

Coordenador: Paula Jung Rocha (Feevale) – paulajung@feevale.br

GT3. Blogs Corporativos - Comunicação organizacional na blogosfera, blogs e a opinião pública, promoções na web, ações de web marketing na Web 2.0, publicidade on-line, web design, análise semântica, anotação semântica de blogs e videoblogs, técnicas de processamento natural aplicadas a blogs.

Coordenador: Sandra Portella Montardo (Feevale) – sandramontardo@feevale.br

NORMAS EDITORIAIS
É obrigatório o envio do trabalho observando-se as seguintes especificações:
Título em fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras); na primeira página, como primeira nota de pé de página, deverá ser indicado o evento ao qual o trabalho está sendo submetido.
Exemplos: Trabalho apresentado ao GT Blogs Corporativos, do Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital.
Inserir o(s) nome(s) do(a/s) Autor(a/es) em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal);
Inserir também o(s) nome(s) completo(s) da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(a/s) o(s) autor(es), como docente, pesquisador ou aluno, em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo.
A seguir ao(s) nome(s) dos autor(es), deve incluir-se, como segunda nota de rodapé do trabalho, currículo(s) mínimo(s) acadêmicos do(s) autor(es), em até cinco linhas, cada, incluindo, opcionalmente, os respectivos endereço(s) eletrônico(s).

Resumo
Inserir o Resumo do trabalho, utilizando fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 (novecentos) toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.
Palavras-chave
Inserir as palavras-chave, em seqüência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ; (ponto e vírgula). Usar fonte Times New Roman em corpo 12.

Corpo do trabalho
Inserir o texto do corpo do trabalho, usando exclusivamente a fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas (alinhadas à esquerda e à direita), com o máximo de 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar, apenas, o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas, que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa.

As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.
1.Inserir as notas do texto [inclusive as do título e do(s) autor(es)] em fonte (tipo) Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 9 (nove), com espaçamento simples entre as linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).

Os trabalhos poderão incluir, dentro dos limites de 15 páginas e 2000 Kbytes, tabelas e ilustrações, no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do trabalho (DOC). Recomenda-se sejam usadas imagens em formato JPG, excluindo-se o uso de arquivos BMP. Recomenda-se, ainda, que o tamanho das imagens em bytes seja o menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via Internet.

Referências
Inserir as referências em fonte Times New Roman, em corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas. As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços simples.

Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura
Centro Universitário Feevale

8.3.07

Pesquisadora convidada para participar da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura

Quero parabenizar nossa colega Sandra Montardo pelo convite recebido para participar da CONFERÊNCIA PRÓ-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA, a ser realizada na modalidade de uma REUNIÃO CIENTÍFICA, organizada pelo CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, nos dias 15 e 16 de março/2007.
Sua dedicação aos estudos na área não está sendo em vão!

3.3.07

Busca inteligente na blogosfera?

Um dos temas de pesquisa deste blog são os mecanismos de busca, em especial aqueles que se dedicam a procura de blogs. Os assunto é complexo e mesmo para mecanismos "genéricos" não é fácil pesquisar de forma inteligente na Internet.

Talvez você já saiba mas o Google, por exemplo, analisa o texto a ser pesquisado e remove palavras ditas inúteis (como artigos) ou utiliza variações gramaticais como número (plural ou singular).

Para desenvolver mecanismos de pesquisa na Internet o conhecimento em computação não é o único requisito para o sucesso. São necessários conhecimentos sobre linguística, contextos sociais e culturais. Por exemplo, como encontrar blogs que possuem posts que falam mal de um produto?

"Podemos pesquisar pelo nome do produto" você dirá, mas e se o produto for composto por outros produtos e assim estes podem influenciar a imagem do produto composto de forma indireta. Por exemplo, um carro pode ter sua imagem "arranhada" por ser vendido com pneus que estão sendo produzidos com defeito por outra empresa. Blogueiros podem dar início a uma discussão sobre o pneu que pode afetar indiretamente os carros que são vendidos com mesmo.

Em novos posts discutirei os problemas linguísticos relacionados com as buscas, propostas de solução encontradas em trabalhos científicos e o que podemos prever para o futuro.

9.1.07

Contraponto

A cauda longa (2006), de Chris Anderson (postagem anterior) foi considerado pela matéria de "Perspectiva 2007" da Veja (30 de dezembro de 2006) como um dos 10 livros que explicam o mundo. Por outro lado, o livro que foi publicado originalmente em 2004 nos Estados Unidos, recebe a crítica de Tim Wu, professor da Columbia Law School e autor de Who controls the internet?. O texto The Wrong Tail. How to turn a powerfull idea into a dubious theory of everything.

Update: Na verdade, o texto diz que a Cauda Longa é uma boa idéia, mas que tem alcance limitado. Então, só serve para empresas de conteúdo ou cujos produtos podem ter uma segmentação infinita, como livros, Cds e Dvds, indústria do entretenimento em geral. Muitas empresas, ao contrário, baseiam-se em standartização, como o setor de telecomunicações e de componentes para informática, para quem não importaria tanto a Longa Cauda. O mesmo serve para empresas como a Exxon, cujo negócio é combustível.

Eu penso que em nível de intervenção na opinião pública, os princípios da cauda longa podem representar um grande estrago, seja qual for o segmento. Sandra